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O Programa dos Novos 5 S
Bernardo Leite Moreira

PORQUE OS 5 S - PROGRAMA CRIADO NO JAPÃO EM 1950 ESTÁ TENDO SUCESSO ATUALMENTE ? A FERRAMENTA " PROGRAMA DOS 5 S" SURGIU NO JAPÃO EM 1950, CRIADO PELO ENGENHEIRO DE MANUTENÇÃO "KAORU ISHIKAWA" QUE, APÓS UM ESTÁGIO NO EUA (derivado do Plano Marshal ) IMPLANTA A FERRAMENTA NO JAPÃO . NA MESMA ÉPOCA ESTAVA SENDO FUNDADO O "JPC" - CENTRO DE PRODUTIVIDADE DO JAPÃO . OS 5 S FOI, PORTANTO, A PRIMEIRA FERRAMENTA DE ENVOLVIMENTO, PARTICIPAÇÃO E PRODUTIVIDADE DO JAPÃO NO PÓS GUERRA . MAIS RECENTEMENTE (1996) O PROGRAMA FOI ALVO DE UM DESENVOLVIMENTO POR PARTE DE UM GRUPO DE TÉCNICOS NO JAPÃO . HOUVE UM FORTALECIMENTO DA QUESTÃO COMPORTAMENTAL . OS 5 S SÃO CHAMADOS DE : " BASE PARA IMPLEMENTAÇÃO DA QUALIDADE TOTAL " . SEM EXAGERO OS 5 S É UM DOS RESPONSÁVEIS PELO SUCESSO DA EMPRESA JAPONESA E PELO PRÓPRIO REERGUIMENTO DO JAPÃO . " UMA ILUSTRAÇÃO GRÁFICA DA IMPORTÂNCIA DESTA FERRAMENTA É UMA ÁRVORE CUJO TRONCO ( BASE ) REPRESENTA OS 5 S E OS GALHOS OS DEMAIS INSTRUMENTOS JAPONESES CONHECIDOS DE GESTÃO DA QUALIDADE E PRODUTIVIDADE COMO POR EXEMPLO : TQC; CCQ; TPM; JIT; KANBAM; KAIZEN; ETC." O QUE É 5 S ? O NOME DERIVA, SIMPLESMENTE, DE 5 PALAVRAS JAPONESAS (nomeando os 5 passos da ferramenta ) QUE INICIAM COM A LETRA S , COMO SEGUE : -PRIMEIRO S (passo): SEIRI : - SIGNIFICA - SEPARAR O NECESSÁRIO DO DESNECESSÁRIO . - ESTE PASSO INICIA-SE COM O "AKAFUDA" ( que é um cartão vermelho) QUE É APLICADO PELOS FUNCIONÁRIOS DA EMPRESA, NOS OBJETOS, EQUIPAMENTOS, MÓVEIS, PAPÉIS, ARQUIVOS, OU OUTROS OBJETOS QUE SÃO CONSIDERADOS, PELOS FUNCIONÁRIOS, COMO DESNECESSÁRIOS OU NÃO ÚTEIS E QUE DEVEM SER REMOVIDOS DA ÁREA DE TRABALHO . - ESTES OBJETOS REMOVIDOS PODERÃO SER DESCARTADOS, CONSERTADOS, TRANSFERIDOS, VENDIDOS OU QUALQUER OUTRA DESTINAÇÃO . - NESTE DIA INICIAL É COMUM O AMBIENTE DA EMPRESA APRESENTAR VÁRIOS CARTÕES VERMELHOS QUE APONTAM OBJETOS DESNECESSÁRIOS PARA QUE SEJAM REMOVIDOS . - SÓMENTE APÓS A REMOÇÃO DESSES OBJETOS (normalmente para uma área de descarte) É QUE DA-SE INÍCIO AO SEGUNDO S . - SEGUNDO S ( passo) : SEITON : - SIGNIFICA - ARRUMAR E ORGANIZAR O AMBIENTE - O SEITON PARTE DO PRINCÍPIO DE QUE UMA GRANDE FONTE DE DESPERDÍCIO NA EMPRESA REFERE-SE AO DESLOCAMENTO DE PESSOAS E À PERDA DE TEMPO RESULTANTE NA PROCURA DE OBJETOS, DOCUMENTOS, FERRAMENTAS, MATERIAIS E ETC, QUE NUNCA ESTÃO NO LUGAR QUE DEVERIAM ESTAR ! - A ORGANIZAÇÃO E ARRUMAÇÃO É BASEADA EM UM SISTEMA DE COMUNICAÇÃO VISUAL, SIMPLES, QUE IDENTIFIQUE E LOCALIZE TUDO, NA EMPRESA . É UM C.E.P. ( código de endereçamento postal ) DA EMPRESA . - QUASE TUDO PODE SER IDENTIFICADO PARA LOCALIZAÇÃO RÁPIDA . DEVE-SE EVITAR MANUAIS E OUTROS SISTEMAS QUE POSSAM BUROCRATIZAR. DEVE-SE ENFATIZAR A COMUNICAÇÃO VISUAL . - TERCEIRO S ( passo ) : SEISSO : - SIGNIFICA - LIMPAR E, PRINCIPALMENTE, MANTER LIMPO O AMBIENTE, PARA FACILITAR A MANUTENÇÃO DA ÁREA E DOS EQUIPAMENTOS . - A LIMPEZA É ENFOCADA OBJETIVAMENTE NESTE PASSO. ELA É EFETUADA PELAS PRÓPRIAS PESSOAS DO SETOR, PRINCIPALMENTE POR CAUSA DA AÇÃO DE INSPEÇÃO . ISTO QUER DIZER QUE NÃO É SÓ LIMPAR MAS, LIMPAR INSPECIONANDO A SISTEMÁTICA DE FUNCIONAMENTO DO PROCESSO . - NORMALMENTE AS PESSOAS RESPONSÁVEIS PELA LIMPEZA NA EMPRESA DEVERIAM ATER-SE ÁS ÁREAS DE USO COMUM, POR EXEMPLO, BANHEIROS, CORREDORES , ETC . BOM !, ESTES SÃO OS TRÊS S OPERACIONAIS, ISTO É OS S QUE SE PRATICAM OS OUTROS DOIS RESTANTES SÃO DE FUNDO FILOSÓFICO, E SERVEM COMO PARÂMETROS DE MANUTENÇÃO DO SISTEMA . - O QUARTO S : SEIKETSU : - SIGNIFICA - MANTER TUDO LIMPO, ORGANIZADO, SINALIZADO E COM ASSEIO . - ESTE QUARTO S SUGERE A CRIAÇÃO DE UM HÁBITO . - CADA FUNCIONÁRIO VAI PRATICANDO E PERCEBENDO, POR SÍ MESMO, A IMPORTÂNCIA DA CONTINUIDADE DO PROCEDIMENTO . POR EXEMPLO, É IMPORTANTE LIMPAR, MAS É FUNDAMENTAL NÃO SUJAR . - COMO APOIO A ESSE PROCEDIMENTO É IMPLANTADO, NORMALMENTE, UM SISTEMA DE "AUDITORIA DOS 5 S" , COMO UMA FORMA DE AVALIAÇÃO E PREMIAÇÃO DOS MELHORES SETORES DA EMPRESA . - O QUINTO S : SHITSUKE : - É O GRANDE OBJETIVO DO PROGRAMA . - DERIVA, NO IDIOMA JAPONÊS, DA PALAVRA "SHITSUKU" , ISTO É : ACOSTUMADO, INCORPORADO . - E SIGNIFICA EXATAMENTE ISSO - EDUCAÇÃO, DE FORMA A QUE SE EXECUTEM OS DEMAIS 4 S , DE MANEIRA NATURAL E ESPONTÂNEA . - É COMUM, NESTE ESTÁGIO, QUE OS FUNCIONÁRIOS JÁ TENHAM LEVADO PARA SUAS CASAS O CONCEITO DOS 5 S . A INTERFERÊNCIA NO AMBIENTE ORGANIZACIONAL É PATENTE E É ESSE CLIMA MOTIVACIONAL QUE TRAZ MELHORIAS PARA A QUALIDADE E PRODUTIVIDADE DA EMPRESA . O PROGRAMA DOS 5 S É BASEADO, CIENTÍFICAMENTE, EM PRINCÍPIOS DE EDUCAÇÃO ( éra matéria das escolas infantís, no Japão) . DESSA MANEIRA A TÉCNICA DA REPETIÇÃO É CONSUBSTANCIADA NA APLICAÇÃO POR CICLOS, DOS TRÊS PRIMEIROS S, QUE SE REPETEM POR TRÊS OU QUATRO VEZES, DA SEGUINTE FORMA : 1- O PRIMEIRO CICLO DE APLICAÇÃO DOS TRÊS PRIMEIROS S ( seiri/seiton e seisso) FUNCIONA COMO UM APRENDIZADO ( aprende-se fazendo ) , COMO UM TESTE DE CREDIBILIDADE DA ESTRUTURA E O ENVOLVIMENTO AINDA É TÍMIDO (demora, em média, 40 dias para aplicação dos três primeiros S ) . 2- O SEGUNDO CICLO JÁ DENOTA PERCEPÇÃO MAIS APURADA, MAIOR ENVOLVIMENTO E É NESSE CICLO QUE INICIA-SE O PROCESSO DE AVALIAÇÃO (demora, em média, 30 dias para a reaplicação dos três primeiros S ) . 3- O TERCEIRO CICLO DE APLICAÇÃO JÁ FAZ APARECER AS PRIMEIRAS INICIATIVAS, COMEÇA O "AJUSTE FINO" DO PROCESSO E A MANUTENÇÃO DO PROGRAMA ( seiketsu) JÁ É UMA REALIDADE (demora, em média, 20 dias ). 4- NO QUARTO CICLO DE APLICAÇÃO DOS TRÊS PRIMEIROS S JÁ NOTA-SE O FATOR DE ASSIMILAÇÃO DA CULTURA, A AÇÃO É AUTÔNOMA E O PROCESSO IRREVERSÍVEL( demora, em média, 15 dias).


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