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A web como ferramenta de comunicação para a pequena empresa
Vanderlei Abreu

No texto anterior falei sobre a complementaridade da propaganda e da assessoria de comunicação. O perfil do assessor de imprensa deve ser mais eclético, contemplando não só o trabalho de divulgação de notícias sobre seu cliente para a mídia, mas, também, identificar outras oportunidades e ferramentas de comunicação para ajudar o empresário a aproximar-se mais de seu público consumidor.

Ao contratar um assessor de comunicação, você deve avaliar o conhecimento que ele dispõe do seu mercado e não apenas as mídias em que seu negócio pode ser inserido. O assessor de comunicação deve estar “antenado” com os acontecimentos e movimentações do seu mercado e apontar ações que podem ser desenvolvidas para atingir seu público.

Uma ferramenta eficiente, mas ao mesmo tempo perigosa e que comumente é sugerida pelos assessores de comunicação é a newsletter. É preciso cuidado ao adotar esse importante instrumento de comunicação, pois a facilidade e velocidade da Internet trouxeram para o meio digital milhares desses “jornais eletrônicos”, cujo índice de leitura não é dos mais elevados.

Em primeiro lugar, se você realmente deseja lançar mão deste veículo, deve ter em mente que ele vai funcionar efetivamente como um jornal, ou seja, precisa ter sempre notícias novas. Evite utilizar a newsletter se você não levar uma informação útil e atualizada para seu leitor.

Agora, caso você realmente tenha um perfil de disseminador de informação e conhecimento, a newsletter abre um horizonte de comunicação direta com seu público. Peça a seu assessor de comunicação criar o projeto gráfico e editorial da newsletter. Tenha em mãos um mailing inicial de 500 nomes e crie um sistema “opt-in, opt-out” para que o leitor, ao receber a primeira edição da newsletter, tenha a opção de manter ou não seu e-mail na lista de recebimento do informativo eletrônico. IMPORTANTE! RESPEITE A DECISÃO DE SEU CLIENTE, CASO ELE NÃO QUEIRA RECEBER SUA NEWSLETTER E RETIRE EFETIVAMENTE SEU E-MAIL DA LISTA DE DISTRIBUIÇÃO.

Ainda falando sobre a Internet como ferramenta de comunicação, não basta ter a newsletter digital. É preciso manter seu website constantemente atualizado, além das notícias e textos veiculados no informativo eletrônico. Se ocorreu alguma mudança no produto, publique o mais rápido possível no site. Mudou ou adquiriu mais uma linha de telefone? Publique no site! Atualização é fundamental na Internet. Se o visitante notar que sua home page não mudou em uma semana, ele não volta! Esse é o maior perigo de se adotar a newsletter eletrônica: a obrigatoriedade de também manter seu website constantemente atualizado.

Outra ferramenta da web que tem trazido bons resultados em termos de visitação ao site, bem como de contatos e propostas comerciais, são as ferramentas de busca na Internet, como Yahoo!, Google e MSN. Uma das ações mais utilizadas atualmente pelas pequenas empresas são os chamados links patrocinados, que são colocados em posições de destaque na primeira página dos buscadores após a pesquisa.

O assessor de comunicação também deve ficar atento às inúmeras possibilidades que a Internet oferece para exposição do seu cliente. Existem sites de associações, publicações digitais segmentadas, e-zines (revistas eletrônicas independentes) que oferecem espaços para publicação de artigos e notícias e podem ser uma excelente oportunidade de divulgação e complemento para o conteúdo da newsletter.

Agora, é preciso estar atento a um importante detalhe em todo este processo: alimente constantemente seu assessor de comunicação com informações e procure atender aos prazos de mídia que ele fornece. Assim como os jornais e revistas impressos, algumas mídias digitais também têm prazo de fechamento e a demora no fornecimento da informação pode representar uma perda considerável de tempo e, conseqüentemente, da estratégia de divulgação.

Tenha seu assessor de comunicação como um parceiro e as chances de sucesso de seu plano de marketing e comunicação crescem consideravelmente.

 


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