Por que algumas idéias simplesmente colam e caem no gosto coletivo e outras não pegam de jeito algum? Os educadores norte-americanos Chip Heath e Dan Heath mostram de maneira engraçada o que é necessário para uma idéia ser vencedora. Os segredos estão no recém lançado Idéias que colam: os 6 princípios básicos das idéias que dão certo (Campus-Elsevier).
Uma história que cola, prenunciam os autores, é fácil de compreender, memorizar e recontar posteriormente. “Se acreditar que ela é verdadeira (a história), isso poderá mudar o nosso comportamento para sempre”, dizem em relação a famosa história sobre roubo de rins que começou a circular e levantou pelo menos uma questão interessante: não devemos aceitar bebidas de estranhos.
Os autores chegaram a conclusão que muitos de nós estamos em busca de uma forma de transmitir nossas idéias de maneira eficaz, de conseguir que elas façam a diferença e exemplificam: “um professor de Biologia passa uma hora explicando a mitose. Uma semana depois, apenas três crianças se lembram do significado. Um gerente faz uma palestra na qual revela uma nova estratégia. Os membros do staff balançam a cabeça entusiasmados, em sinal de aprovação. No dia seguinte, observa-se que os funcionários da linha de frente continuam a implementar animadamente a estratégia antiga”.
O fato, analisam os autores, é que é atestadamente difícil implementar novas idéias, mas surpreendentemente algumas histórias como a do rim acabam cumprindo a real função de uma mensagem. Não basta ser verdade. É preciso parecer verdade para uma idéia atingir o sucesso almejado.
A idéia do livro nasceu do interesse pessoal dos irmãos Chip e Dan. Ao mergulhar no reino das idéias que realmente colam estudaram, entre outras, o fato de estudos que envolvam ratos e fast-food serem levados a sério; A Grande Muralha da China é o único monumento criado pelo homem que é visível do espaço (se ela fosse visível, qualquer ponte interestadual também seria); só utilizamos 10% do cérebro (então, por que os danos cerebrais nos causam temor?);
Os irmãos propõem ainda outros questionamentos, como Por que as profecias de Nostradamus ainda são lidas após 400 anos?e Por que remédios populares ineficazes continuam a ser utilizados? O objetivo do livro é mostrar a eficácia na construção de idéias.
Após anos de análises e estudos, Dan e Chip chegaram aos seguintes princípios sobre as idéias que colam:
* Simplicidade: Para se chegar à essência d uma idéia, é preciso ser mestre da exclusão. É necessário priorizar. “A Regra de Ouro é o modelo da simplicidade: uma declaração de uma única frase tão profunda que um indivíduo levaria uma vida inteira para aprender a segui-la”;
* Surpresa: É necessário violar as expectativas das pessoas. A surpresa tem a capacidade de aumentar a atenção e gerar foco;
* Concretude: As idéias necessitam de informações sensoriais “Falar de maneira concreta é a única maneira de garantir que nossa idéia tenha o mesmo significado para todas as pessoas que fazem parte do público”. Por isso, mais vale um pássaro na mão do que dois voando;
* Credibilidade: Idéias aderentes precisam conter suas próprias credenciais. Como convencer alguém a testar novas idéias? No único debate presidencial norte-americano, em 1980, no lugar de citar números Jimmy Carter desafiou Ronald Reagan com a seguinte frase: “Antes de votar, perguntem a si mesmos se sua situação atual é melhor do que há quatro anos”;
* Sentimentos: Os autores mostram que nossas conexões internas nos levam a sentimentos por pessoas, e não por abstrações. A grande dificuldade consiste em se encontra a emoção certa a ser associada;
* Relatos: Contamos histórias para fazer as pessoas agirem sobre nossas idéias. “Pesquisas mostram que o ensaio mental de uma situação nos ajuda a ter uma melhor atuação quando encontramos aquela situação no ambiente físico. Escutar histórias funciona como um tipo de simulador de vôo mental”;
Baseados nestes princípios, os irmãos Cheap sugerem formas de ajustar as idéias para torná-las mais criativas, e mais eficazes junto ao público, afinal todo mundo tem uma idéia para transmitir. De CEOs de grande empresas passando por mães que se dedicam à educação de seus filhos ou no comunicado de: um novo produto a ser lançado no mercado.
Para testar a eficácia de suas idéias, o título contém exercícios, checklists, entre outras ferramentas que ajudam o leitor a colocar em prática as idéias apresentadas.
Ficha Técnica
EDITORA CAMPUS/ELSEVIER
Categoria: Profissional/Negócios
Formato: 16 x 23 cm
Páginas: 280
Preço: R$ 55,00
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