Cursos de educação a distância e consultorias online do Sebrae-SP são opções de capacitação para empreendedor
A rotina das MPEs (micro e pequenas empresas) costuma ser intensa. Balanços, reuniões de planejamento, treinamentos e contato com fornecedores, colaboradores e clientes acabam tomando a agenda dos empresários.
Mas o que o empreendedor pode fazer para, em meio a esse cotidiano de correria, conseguir se reciclar e aprender mais sobre negócios, melhorando as condições de sua empresa?
Tendo como público alvo essa parcela de empresários, o Sebrae-SP investe em dois projetos que facilitam a vida dos proprietários de MPEs: os cursos de educação a distância e o chat online.
Os cursos da educação a distância gratuitos começaram em outubro de 2009 e tiveram mais de 40 mil alunos até fevereiro deste ano. Atualmente, são 21 opções, com temas como vendas, atendimento, preço, controle de gastos, fluxo de caixa, motivação, criatividade, empreendedorismo e negociação. Cada curso tem três horas de duração e pode ser feito em até 15 dias após o cadastro no site. A carga horária curta favorece que o empresário destine uma parcela pequena do seu tempo para se reciclar, nos horários que melhor atenda a sua agenda.
Contando com recursos de áudio e vídeo, eles seguem uma linha didática e lúdica e ficam disponíveis 24 horas por dia. Os alunos podem tirar dúvidas com consultores por chat, no próprio site, ou por telefone. “A metodologia privilegia a prática, com exemplos contextualizados nos problemas da rotina da empresa. O empreendedor sai do curso preparado para implementar soluções simples na gestão do seu negócio”, disse a consultora educacional do Sebrae-SP, Rita Vucinic Teles, que lembrou que a avaliação dos cursos por parte dos alunos apresenta índice de mais de 90% de aprovação.
O empresário Carlos Alberto Biondo fez o curso de fluxo de caixa — que é o mais procurado — e considera que foi importante para fazer uma reciclagem sobre o assunto. “Procurei uma nova abordagem para um tema que já conhecia e achei o curso fantástico, instrutivo. A linguagem é simples, didática e mostra como o empresário pode utilizar os instrumentos que tem para resolver os problemas”, disse Biondo. Ele é proprietário de uma empresa de consultoria e afirmou que pretende concluir outros cursos nas áreas de finanças e logística.
Consultoria
O chat online é mais recente, mas também apresenta retorno bastante positivo. São duas modalidades: atendimento ao público e consultorias especializadas. O primeiro funciona das 8h00 às 20h00, nos dias úteis, e por meio do chat o público pode tirar dúvidas sobre produtos, serviços e obter orientações técnicas. Já as consultorias, são feitas em dias pré-agendados, com média de 10 por semana, com assuntos variados, como finanças, jurídico, marketing, administração e comércio exterior.
Os chats de consultoria levam em média duas horas e obtiveram avaliação positiva (excelente, muito bom ou bom) de 97% dos usuários. Em fevereiro, foram 53 atendimentos.
O atendimento online registrou 1.564 ocorrências, de fevereiro a dezembro de 2010. Em fevereiro deste ano, foram 117 atendimentos. Na avaliação dos usuários, 50% consideraram o serviço excelente, 20% muito bom e 17% bom. “O objetivo é fazer com que o empresário possa obter uma orientação especializada, sem que precise se ausentar da empresa. De seu computador, pode esclarecer uma dúvida de forma rápida e gratuita, com a conveniência de não precisar se deslocar”, afirmou o gerente da Central de Atendimento do Sebrae-SP, Fernando Chinaglia.
A profissional autônoma Cristiane Miyake, que tem planos de abrir uma empresa na área de saúde, pretendia fazer um curso sobre administração em alguma unidade do Sebrae-SP.
Após ser informada sobre a consultoria online, teve contato com o serviço em março e se mostrou satisfeita com o retorno. “Estava totalmente perdida, não sabia o que fazer e os consultores clarearam as coisas, falaram sobre a parte administrativa, mais burocrática. Foram bem atenciosos, me deram dicas e indicaram cursos na área administrativa”, afirmou Cristiane.
Em: 3/6/2011
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