Empreendedorismo Senior é ação da atualidade para o futuro  

O que é necessário para um Empreendedor de Sucesso.

Capital
Uma idéia
Atitudes
Relacionamento


NEWSLETTER



 
  • ABTD - Associação Brasileira de Treinamento e Desenvolvimento
  • ba
  • Idepro
  • ba
  • CENAR
  • ba
  • Interamplitude
  • ba

Dica de leitura: O profissional competitivo

O que as ciências emergentes do comportamento e da mente humanas... O que as ciências emergentes do comportamento e da mente humanas – a genética, a sociobiologia, a psicologia cognitiva e a neurociência – têm a dizer para os estudiosos e praticantes da arte da gestão empresarial? Quais serão os atributos do profissional de sucesso na economia do século XXI? Que tipo de empresa será capaz de atrair e manter esses profissionais em seus quadros? E por que a responsabilidade social vem se tornando não mera opção, mas uma condição de sobrevivência para as empresas no ambiente cada vez mais competitivo e exigente do mundo globalizado? As respostas para estas e outras perguntas estão no livro O profissional competitivo: razões, emoções e sentimentos na gestão, escrito por Carlos Faccina, que soma uma carreira acadêmica de 30 anos como professor universitário, e 23 anos de jornada de crescimento na Nestlé do Brasil até chegar a ocupar a direção de Recursos Humanos até 2003 e atualmente Assuntos Corporativos. Com uma vasta experiência e muita história para contar, o autor reflete na obra a rigidez dos modelos atuais de Educação Gerencial e o seus reflexos para a total aplicabilidade dos conceitos em todas decisões corporativas. A questão colocada é se os modelos são suficientes ou é necessário que outros elementos possam colaborar para tornar a Educação Gerencial um instrumento decisivo capaz de proporcionar realização humana. “As ciências são um conjunto de soluções provisórias – explicações jamais devem ser procuradas na existência de uma lógica própria para cada situação”, diz o Faccina. As exigências de competitividade pessoal e organizacional num ambiente globalizado, integrado pelas novas tecnologias da informação, elevaram a capacidade de inovação ao patamar de principal vantagem competitiva. “As respostas não são mais simples e não vêm embaladas com nomes pomposos. Além disso, permanece a questão de como desenvolver profissionais produtivos, eficazes e felizes, com custo cada vez mais baixo", analisa o autor. Segundo Eduardo Giannetti, que prefaciou o livro, nenhuma técnica gerencial ou plano ou política de governo fará de um negócio um sucesso. Isso só pode ser feito pelas pessoas. Mas para que as pessoas dêem de fato o melhor de si – para que vivam à altura do seu potential produtivo e criativo –, o saber técnico e o calculismo não bastam. É preciso que elas estejam integralmente engajadas – intelectual e afetivamente – naquilo que fazem; é preciso que se forme um relacionamento saudável e cordial entre os que trabalham juntos: um sentimento de que todos, não importando seu nível hierárquico, compartilham do mesmo destino. Para ele, natureza humana, emoções, integração entre mente e corpo e a emergência da razão crítica, respaldadas pela filosofia e a neurociência incrementam positivamente o desempenho gerencial. Em O Profissional Competitivo, Faccina busca abrir novos horizontes e possibilidades para os modelos convencionais de educação gerencial e gestão de negócios. O trabalho se desenvolve em duas frentes. A primeira está no campo da filosofia e a sua enorme relevância para as ciências e a prática da gestão empresarial. “Os modelos de análise não são fins em si mesmos, mas instrumentos de investigação de realidades complexas, em constante transformação”, conta o autor. A segunda linha remete às ciências da mente e comportamento humanos. A pergunta central é: o que os resultados científicos gerados pelo vigoroso programa de pesquisa em áreas como genética, sociobiologia, psicologia cognitiva e neurociência podem oferecer àqueles que se preocupam com a educação do profissional do futuro e a arte da gestão empresarial? O reconhecimento da importância do mundo do trabalho para a realização humana – a conquista de um equilíbrio adequado entre vida pessoal e profissional, e isso tanto para o indivíduo como para a empresa onde atua, é um dos principais resultados dessa revisão. Da mesma forma, se a empresa é boa, ou seja, socialmente responsável e capaz de propiciar um ambiente de respeito, cordialidade e realização pessoal aos que nela atuam, é provável que ela seja também lucrativa e remunere adequadamente os seus acionistas. O fracasso das ciências sociais ficou evidenciado, ao tentarem construir um modelo ideal de sociedade baseado na maleabilidade dos seres humanos e autonomia cultural. A possibilidade de aprender qualquer coisa parte do princípio da maleabilidade total (tábula rasa). Isso permite a utopia de mudar a sociedade, independente da vontade humana; sem deixar de atribuir o peso ao meio. Faccina demonstra que a compreensão da essência da biologia evolutiva colaborou, de forma decisiva, para propostas de educação de natureza básica, superior, gerencial, privilegiando o indivíduo como força motriz e seu inato para funções que lhe sejam mais condizentes. "A eficácia humana está cada vez mais influenciada pelos princípios da filosofia e da ciência e são aplicáveis de forma prática ao gerenciamento das organizações. O profissional competitivo recorrerá com a mesma intensidade à intuição e à moderna ciência como instrumental para a tomada de decisão. As idéias, analogias, curiosidades, emoções, especulações intelectuais são produtos diretos dos instintos e da evolução cultural do indivíduo", avalia. É este retrato que o autor oferece para apreciação dos leitores de O profissional competitivo: razões, emoções e sentimentos na gestão. Uma ampla e atualizada bibliografia e fontes primárias sustentam os conceitos apresentados no texto e remetem o leitor ao rico campo onde a colheita do saber parte do princípio que nem sempre o convencional é o melhor e que mente e corpo são unívocos. FICHA TÉCNICA EDITORA CAMPUS/ELSEVIER Categoria: Profissional/Negócios Formato: 16 x 23 cm Páginas: 184 Preço: R$ 35,00

Em: 7/2/2006



:: MAIS RECENTES

  • [25/3/2016] INSTITUTO ALPHA LUMEN QUEBRA PARADIGMAS PARA DESCOBRIR E POTENCIALIZAR JOVENS PRODÍGIOS
  • [9/12/2014] Empreendedora deixa 15 anos de advocacia para abrir e-commerce de relógios
  • [6/9/2014] 1º Congresso de Empreendedorismo
  • [5/7/2013] Você tem perfil empreendedor ou executivo?
  • [17/5/2013] Consultores - Especialização para Consultoria - 123ª edição
  • [11/12/2012] Tributos e livros de homenagens
  • [13/8/2012] All Nations lança programa de fidelidade para clientes
  • [27/7/2012] Evento - Melhorando os resultados por meio dos colaboradores!
  • [25/10/2011] Palestrante Bernardo Leite fala aos alunos do Instituto Pró-Cidadania
  • [29/7/2011] Station Car quer abrir cinco novas unidades até dezembro
  • [29/7/2011] Definidas as 24 finalistas do Prêmio Nacional de Inovação
  • [29/7/2011] Estratégia de marketing é solução para alavancar negócios
  • [29/7/2011] Mercado aquecido valoriza comercialização de micro, pequenas e médias empresas
  • [29/7/2011] Millenium e IT Mobile desenvolvem aplicações móveis para confecções
  • [29/7/2011] Saiba qual o valor médio dos benefícios refeição e alimentação via internet



    Faturamento

    Todos os direitos reservados. Copyright 2008

    Website criado por interAmplitude