O Exame Nacional de Desempenho de Estudantes - Enade 2006 avaliou 1.475 cursos de Administração e apenas 45 (3%) obtiveram a nota máxima (5) na média das provas de conhecimentos gerais e específicos. Desse pequeno rol, 31 são ministrados por universidades públicas e 14 por instituições privadas, incluindo um curso via Internet, do qual participam estudantes de todos os estados brasileiros e centenas que moram no exterior.
A AIEC - Associação Internacional de Educação Continuada (www.aiec.br), através da Faculdade de Administração de Brasília, oferece o primeiro curso de Administração via Internet, reconhecido pelo MEC e agora aprovado no Enade com o conceito máximo. A instituição conseguiu, assim, colocar-se ao lado de instituições consagradas no ensino presencial de Administração de Empresas, como a FGV, o IBMEC e a FAAP.
Para o Prof. Vicente Nogueira Filho, presidente da AIEC, esse é um marco importante para o ensino a distância. “Nossos alunos mostraram que uma metodologia flexível, associada ao uso de ferramentas modernas de interação e conteúdos atualizados, pode ser um caminho viável para a construção de um novo conceito de ensino superior de qualidade no Brasil”, afirmou o dirigente ao receber o resultado do Enade 2006.
A AIEC lançou seu curso de graduação em Administração via Internet em 2002 e, em seguida, antes da formatura da primeira turma, obteve o reconhecimento do MEC. No próximo mês de agosto, com a formatura de sua 4ª turma, a instituição supera a marca de 1.000 administradores formados desde 2005. Hoje mais de 4.000 alunos estudam Administração via internet pela instituição. A maioria é representada por profissionais que encontraram na instituição uma opção adequada para sua formação.
A metodologia empregada pela AIEC permite que os alunos estudem o conteúdo total do curso na Internet e interajam com os professores, tutores e colegas de turma. Uma vez por mês, a instituição, que tem equipe de professores formada integralmente por mestres e doutores, realiza encontros presenciais em 57 cidades no Brasil, Angola, Japão e EUA, quando são realizadas avaliações periódicas e atividades complementares ao ensino.
Concebida para formar profissionais em gestão integral de negócios, processos e pessoas, a Associação Internacional de Educação Continuada-AIEC foi buscar nas principais instituições de ensino dos Estados Unidos e Europa as melhores experiências para construir um modelo de educação inovador e eficiente.
Fundada em 1997 pelo engenheiro e professor-doutor Vicente Nogueira Filho, a AIEC reuniu os melhores profissionais em educação à distância, e-learning e educação corporativa on-line, para o desenvolvimento da mais completa plataforma de ensino on-line, através da internet.
O desafio era construir um novo modelo de educação, que propiciasse ao estudante, ao mesmo tempo, disciplina e flexibilidade e assim permitisse o aprofundamento dos conceitos aproveitando o melhor de sua disposição para o aprendizado.
A AIEC venceu esse desafio e elaborou um modelo de educação que, além desses predicados, alia aspectos como o estímulo à atuação em grupos através do uso de ferramentas de comunicação de alta tecnologia e o incentivo à pesquisa de temas atuais como complemento ao estudo formal.
Hoje, a AIEC forma e aperfeiçoa gestores no Brasil, Estados Unidos, Japão e Angola, levando seus cursos de administração a brasileiros de todas as idades e profissões, que acreditam que para o estudo não existem fronteiras ou tempo certo. Para a AIEC, sempre é tempo de aprender e ensinar. A qualquer momento e em qualquer lugar.
Em: 28/6/2007
Todos os direitos reservados. Copyright 2008